quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

2. O mundo está mudando!

Os Croods são uma família de homens (e mulheres) das cavernas, sem dúvida. 

Mas em que época eles viveram?

Somente essa informação de que viviam em cavernas não permite responder, porque cavernas foram abrigo para muitas e muitas gerações de nossos ancestrais.

Para tentar descobrir, vamos juntar as pistas oferecidas no filme como num quebra-cabeças e confrontar as informações da Ciência, num trabalho de detetives.

A primeira pista fornecida no filme é que o mundo deles está mudando dramaticamente porque os continentes estão se separando.


Oba, então podemos dizer que eles viveram há 252 milhões de anos, quando a Pangeia (o enorme continente único que existia) começou a rachar de ponta a ponta e de lado a lado?
252 milhões de anos em 5 segundos
Não dá não, e por um motivo simples:

Nessa época, não existia nem sombra de nós, seres humanos. Nem felinos.

Na verdade, nem os dinossauros existiam naquela época. 

Os animais terrestres que dominavam o planeta eram grandes répteis que estavam evoluindo em direção aos mamíferos. Já tinham dentição diferenciada e rudimentos de controle de temperatura corporal.

As grandes velas nas costas serviam para aquecimento solar, ói que chique!

Eles mandavam bem, mas a separação dos continentes foi um evento catastrófico de verdade, com rachaduras de proporções continentais expelindo lava (a América do Sul se encaixava na África e nossa Serra do Mar de norte a sul do Brasil é uma cicatriz da separação).

Vulcões surgiram e terremotos ocorreram por toda parte, com derramamentos de lava monstruosos (toda a terra-roxa vermelha do Paraná e São Paulo vem de lá. Na verdade, terra-roxa é erro de tradução de terra rossa, terra vermelha no falar dos colonos italianos).

Parece dinossauro, mas não é; apesar do nome, é um pré-mamífero, o Dinogorgon.
95% da vida existente no planeta morreu devido a essas condições hostis. Os pequenos répteis e pré-mamíferos que sobreviveram repovoaram o planeta.

Os pré-mamíferos deixaram o papel de protagonistas e novos personagens entraram em seu lugar: ancestrais dos crocodilos e seus parentes de todos os tipos dominaram a Terra por dezenas de milhões de anos... 

O Hesperosuchus era mais próximo dos crocodilos que dos dinossauros.
... e foram cedendo espaço para répteis mais ágeis e espertos, que cresceram e acabaram se tornando os mais famosos habitantes da pré-história: os dinossauros passaram a reinar absolutos.

Os dinossauros eram parentes mais próximos das aves que dos crocodilos.
De fato, as aves são os dinossauros que sobreviveram.
Mas os grandes dinossauros nunca conviveram com os homens; há 65 milhões de anos, a mudança climática e mais alguns asteroides que caíram causaram um evento quase tão catastrófico quanto aquele outro.

O novo desastre ambiental eliminou novamente os grandalhões e foi graças ao fim dos grandes dinossauros que os pequenos mamíferos e as aves sobreviventes reconquistaram o planeta. Comer pouco tem suas vantagens.

Foi a época de ouro das aves (falarei mais sobre elas numa próxima postagem), e posteriormente também dos pequenos e espertos caçadores de insetos e ladrões de ovos, nossos ancestrais, que se mostraram mais aptos a repovoar o planeta.

De animais pequenos parecidos com o musaranho descendem todos os mamíferos.
Inclusive você e eu.
Com o mundo livre dos dinossauros, os pequenos mamíferos preencheram todos os nichos ecológicos disponíveis, e surgiram formas mais aptas aos novos ambientes; cresceram e se adaptaram, garras permitiram viver no topo das árvores ou escavar; cascos possibilitaram correr, asas forneceram os meios para voar, nadadeiras conquistaram os mares.

Os primatas começaram a se especializar no seu modo de vida nas árvores há aproximadamente 56 milhões de anos, e apenas há cerca de 6 milhões de anos houve a diferenciação entre os ancestrais dos chimpanzés e os ancestrais dos humanos. 

Sahelanthropus, talvez o ancestral comum de chimpanzés e humanos
Muitos fósseis de possíveis ancestrais do homem já foram encontrados; saber quais desses hominídeos seriam os Croods será o tema da próxima postagem.

Um abraço,

Jeff

Créditos das imagens / Para saber mais:
Croods: DreamWorks Animation
Pangeia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pangeia
Separação dos continentes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Deriva_continental
Crise do Permiano: http://pt.wikipedia.org/wiki/Extinção_do_Permiano-Triássico
Pré-mamíferos: http://pt.wikipedia.org/wiki/História_evolutiva_dos_mamíferos
Dinogorgon: http://science.nationalgeographic.com/science/prehistoric-world/permian-extinction/
Dimetrodonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dimetrodon 
Dinossauros: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dinossauros
Dinossauros com penas: http://www.sciencedaily.com/releases/2012/04/120405133401.htm
                                  http://www.sciencedaily.com/releases/2013/01/130124091532.htm
Crise do Cretáceo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Extinção_K-T
Musaranho: http://pt.wikipedia.org/wiki/Musaranho
Sahelanthropus: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sahelanthropus_tchadensis

Nenhum comentário:

Postar um comentário