quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

3. Vizinhos

A abertura do filme também nos dá outra pista:

Os Croods e seus vizinhos viviam em pequenos núcleos familiares mais ou menos isolados uns dos outros.

Dá para dizer isso porque cada grupo apresenta traços culturais diferentes: modo de vestir, armas, ornamentos, e também porque eles não sofreram contágio da última família (nossa, até parece que isso tudo é sério).



Na primeira família de vizinhos vemos a esposa carregando uma clava ou borduna, uma arma muito usada pelos primeiros brasileiros (erroneamente chamados de índios) para caçar pequenos animais, mas imprópria para animais de grande porte. 

Tanto é que eles foram esmagados por um mamute.

Mamutes eram grandes, bem maiores do que nossos elefantes, mas não tão grandes assim.



A segunda família, coitados, foram engolidos por uma cobra de areia. 

Mas existiu realmente um bicho desses? 

Quase. Ela não ia conseguir engolir a família inteira de uma só vez, mas podia deglutir um a um, tranquilamente.



A Titanoboa media 14 metros e não vivia em desertos, mas às margens de rios e lagos como a nossa sucuri. No entanto, ela viveu há 58 milhões de anos; não nos permite saber a época em que teriam vivido os Croods.



A terceira família com elegantes ornamentos de ossos partiu deste mundo levada por uma picada de mosquito — um senhor mosquitão.

Insetos gigantes realmente existiram, mas num período ainda anterior aos dinossauros.

Aliás, tão anterior, tão anterior, que os ancestrais dos dinossauros e também os nossos começavam a se atrever a rastejar de um rio ou laguinho para outro à caça de insetos que muitas vezes eram maiores do que eles.


Arthropleura e Meganeura. Eram de parar o trânsito.
Essa época foi chamada de Carbonífero, era repleta de florestas tão densas quanto a amazônica, e se você vivesse lá teria que se desviar de centopeias como a Arthropleura, com 2,6 metros de comprimento, e libélulas como a Meganeura, com 65 centímetros da ponta de uma asa à outra.



Ou de baratas bastante respeitáveis...


Ainda bem que esse baratão virou pedra...
Mas não havia nenhum mosquitão como aquele.

A única picada de mosquito capaz de matar famílias inteiras é a do anófeles, o transmissor da malária. Até hoje essa doença mata cerca de 1 milhão de pessoas por ano. Nem pense em viajar para áreas de risco sem tomar a vacina. 


E a última família morreu de resfriado comum. 

Parece piada, mas não é. 

Quando portugueses e espanhóis aqui chegaram, a América era habitada por dezenas de milhões de nativos, alguns com culturas bastante avançadas.

Os primeiros navegantes espanhóis que entraram pelo rio Amazonas deixaram relatos de verdadeiras cidades de palafitas que se estendiam por quilômetros às margens do rio Amazonas. 

Também há evidências de redes de estradas ligando aldeias na Amazônia, aldeias construídas com planejamento, quase vilas pelos padrões europeus.



Mas a mortandade trazida pela gripe foi tão grande — os nativos não tinham resistência contra esse e outros vírus do Velho Mundo — que os vestígios dessas culturas-civilizações amazônicas praticamente desapareceram engolidos pela selva.

A cidade de palafitas à beira do rio Amazonas nunca mais foi reconstruída e em poucos anos desapareceu, virou lenda — seria Manaus a Manoa do Eldorado?

Bom, de tudo que vimos, ainda não sabemos a data em que teriam vivido os Croods, mas conseguimos uma boa pista: 



O mamute permite situar essa época no máximo há 100 mil anos. Não encontramos fósseis de mamutes antes disso. 

Já é um bom começo.

Um abraço,

Jeff

Créditos das imagens / Para saber mais:
Croods: DreamWorks Animation
Cobra gigante: http://www.bbc.co.uk/news/magazine-17544885
Carbonífero: http://pt.wikipedia.org/wiki/Carbonífero
                   http://www.infoescola.com/historia/periodo-carbonifero/
                   Ilustração: http://www.search4dinosaurs.com/richard_bizley.html
Baratão: http://researchnews.osu.edu/archive/bigroachpics.htm
Centopeia gigante: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arthropleura
*Aviso: A reportagem sobre o fóssil da barata gigante a identifica como uma Arthropleura pustulatus. Há algum engano aí, porque Arthropleura é um gênero de miriápodes (centopeias). Ou o pesquisador errou o nome na hora de batizar (pouco provável), ou o repórter confundiu os nomes... (hummmm...) O fato é que Isso gerou inúmeros erros na medida que a imprensa reproduziu a matéria, e o google vai na onda, mostrando fotos do fóssil de barata quando se busca pela centopeia. Daqui a pouco vão dizer que a barata tinha 2,6 metros de comprimento...
Libélula gigante: http://pt.wikipedia.org/wiki/Meganeura
Civilizações amazônicas: http://desconhecida-pre-historia-brasileira.blogspot.com.br/2013/03/civilizacao-xinguana-1-as-cidades.html 
Lenda do Eldorado: http://pt.wikipedia.org/wiki/Eldorado
Malária: http://en.wikipedia.org/wiki/Malaria
Mamute: http://www.sciencedaily.com/releases/2010/08/100817211052.htm 
             http://pt.wikipedia.org/wiki/Mamute

Nenhum comentário:

Postar um comentário