quinta-feira, 20 de março de 2014

10. Uma heroína albina

Eep é uma neandertal ruiva de olhos verdes. Mas existe alguma evidência de que havia neandertais ruivos?



Sim, existe. O genoma dos neandertais foi reconstituído e mostrou a incidência de genes associados a cabelos ruivos, então os cabelos vermelhos de Eep são uma possibilidade real. 

Mas como seriam os demais habitantes do planeta naquela época?

Bom, vou dar uma pista:

Todos os humanos vieram do continente africano, e a população típica daquelas terras tem a pele escura. Ter a pele em tons escuros é uma ótima proteção contra o sol dos trópicos, um protetor solar natural.



Recentemente foi reconstituído o genoma de um fóssil humano na Espanha, e ele tinha a pele escura, ao contrário dos europeus atuais.

Ora, se todos os humanos que saíram da África tinham muita melanina na pele, como surgiram o "homem branco" e os povos asiáticos? 

A explicação é simples: albinismo.


O albinismo é uma mutação genética muito comum na humanidade. 
Notícia que vai deixar os ignorantes racistas e nazistas de quatro: frequentemente nascem filhos loirinhos de olhos azuis entre os povos africanos.

Sim, é isso mesmo que você leu, caro vil preconceituoso contra os povos africanos e descendentes trazidos contra a vontade para a América por interesse dos escravizadores europeus e brasileiros

Toda a "raça branca" que se gaba de sua "superioridade" em relação aos outros povos descende de ancestrais "negros" albinos.



Associamos a imagem de pessoas de pele extremamente clara e cabelos muito ruivos aos povos do norte europeu. Justamente onde ocorre grande discriminação contra os povos afrodescendentes, indianos e todos os outros.

Mas esta família acima é um grupo de albinos nascidos no Paquistão. Os dois morenos da foto são os habitantes típicos da região, mas a mutação de um único gene fez com que toda a família se tornasse um grupo de europeus ocidentais.



A região do atual Irã é a terra de origem do povo ariano, que emigrou de lá para a Europa e atuais Paquistão e Índia.

Sim, aculturado e desconhecedor de História militante neonazista, a "raça pura ariana" era "negra" na origem, como todas as outras "raças" do planeta. Cave um buraco e se cubra de terra. 

Agora vamos aproveitar enquanto os racistas e nazistas estão batendo a cabeça contra a parede, se chicoteando e pulando de mãos dadas da ponte para entender como acontecem as mutações.



Toda vez que o código genético é replicado (reproduzido), pequenos erros de cópia acontecem. É por esse motivo que o código genético é enorme, muitas combinações de cromossomos repetidas quase que asseguram novos indivíduos dentro dos padrões.

Mas há ocasiões em que a replicação gera indivíduos muito diferentes, que são reconhecidos como mutantes. A verdade é que cada ser vivente é um mutante, mas as diferenças quase nunca são perceptíveis. Um fígado maior aqui, um rim menor ali...



Se a mutação for muito prejudicial ao ser, o ovo não vinga, o feto é abortado, o filhote nasce com deficiências motoras, cognitivas ou reprodutivas, e a tendência é que não chegue à vida adulta, então seus genes não são repassados à próxima geração.

Caso a mutação não comprometa seriamente suas faculdades e habilidades, ela poderá ser repassada a seus descendentes. E se trouxer alguma característica que represente uma vantagem competitiva, ela terá chance de ser reproduzida mais rápido e em maior quantidade, aumentando proporcionalmente o número de indivíduos naquele grupo ao longo de gerações e gerações.



Na África existe uma comunidade, os Vadoma, com grande frequência de ocorrência de ectrodactilia, uma deformação das extremidades que fez com que essa tribo ficasse conhecida como o povo-avestruz. 

Se essa mutação tivesse ocorrido há centenas de milhares de anos e tivesse trazido alguma vantagem, como maior rapidez ao caminhar e caçar em terrenos rochosos, os portadores teriam gerado proporcionalmente mais descendentes que os demais humanos e hoje teríamos uma comunidade de milhões, talvez bilhões de humanos seguindo um livro sagrado afirmando que seus ancestrais eram pássaros que vieram das estrelas e se acasalaram com mulheres da Terra. Pelo menos é o que os Vadoma acreditam.

Então, seleção natural é isso. 

Não existe um mecanismo que leve a um resultado melhor do que outro. Não existe um objetivo de chegar ao homem. Não existe um objetivo de chegar especificamente ao "homem branco" como se ele fosse o "ápice" da evolução.
O albinismo é muito comum entre os animais. 
O jacaré albino não é o ápice da Evolução, muito menos da Criação.
A Natureza trabalha com o acaso, com chances. Não existe um design projeto inteligente por trás da vida. As mutações aumentam as chances de sobrevivência diante de variações do ambiente. 

O único objetivo da vida é permanecer viva, é fazer com que um ovo gere outro ovo. 

Não importa se o meio mais eficiente for um dinossauro, uma galinha, um ornitorrinco, uma baleia ou um humano gerados dentro do útero. Não importa o bicho, a roda da vida precisa continuar girando, isso é o que vale. 

A única coisa que nos distingue dos outros animais é que temos a possibilidade de compreender isso (além de usar o fogo), ou pelo menos criar uma mitologia que tente explicar isso aos trancos e barrancos. 

Como funciona a evolução por meio da seleção natural?

Em todas as gerações de moscas uma pequena porcentagem nasce com asas atrofiadas. Isso afeta enormemente a capacidade de encontrar parceiros e se reproduzir. Agora imagine que um pequeno grupo de moscas seja levado pelo vento para uma ilha pequena, onde os ventos fortes predominam o tempo todo.



Moscas boas voadoras estarão em desvantagem porque serão arrastadas para o mar; já aquelas que não voam bem terão mais oportunidades de cruzar com outras moscas com as mesmas características. Em pouco tempo, você veria crescer nessa ilhota uma população de moscas andarilhas.

A cor "branca" da pele não significa que os "homens brancos" sejam mais evoluídos do que os "homens negros". Quer dizer apenas que uns têm a pele com mais melanina e outros com menos, e essa característica foi selecionada por mero acaso. A erupção do supervulcão Toba teve um papel importante ao reduzir a população e isolar pequenos grupos, onde a mutação albina logo se espalhou, falaremos disso adiante. 

Se amanhã houver uma catástrofe nuclear ou o impacto de um asteroide e a humanidade regredir a um estágio pré-industrial, e a atividade solar aumentar a ponto de causar câncer a taxas que comprometam a população, aqueles com melhor fator de proteção natural terão mais chances de sobreviver. 


Conforme Frank M. Snowden observa em seu livro Before Color Prejudice (antes do preconceito de cor), egípcios, gregos e romanos (pré-cristianismo) não colocavam um estigma especial em relação à cor da pele e não desenvolveram noções de hierarquia de raças onde as posições mais elevadas ou mais baixas na pirâmide social fossem baseadas na cor da pele.

As pessoas eram pessoas e isso bastava.

Então como o preconceito racial se arraigou tão profundamente na sociedade ocidental?

Esse assunto é longo e ficará para a semana que vem.

Um abraço,

Jeff

Créditos das imagens / Para saber mais:
Croods: DreamWorks Animation
Neandertais ruivos: http://www.sciencedaily.com/releases/2007/10/071025143311.htm
Europeu antigo: http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/afp/2014/01/26/pele-escura-olhos-azuis-dna-mostra-retrato-de-um-cacador-coletor-iberico.htm
África, terra de nossos ancestrais: http://realhistoryww.com/world_history/ancient/Dobruja_Thrace_1.htm
Gato mutante: http://www.dailymail.co.uk/news/article-2377085/Bull-dog-chimera-contrasting-color-coat.html
David Bowie/Kate Bosworth: http://cheezburger.com/4027892480
Arianos: http://pt.wikipedia.org/wiki/Arianos
Caucasianos: http://en.wikipedia.org/wiki/White_people
Jacaré albino: http://www.sirpierre.se/2013/01/dagens-strap-big-hornback-albino.html
Cigarra: Vida de Inseto, Walt Disney Pictures / Pixar Animation
Visão de mundo egípcia: http://en.wikipedia.org/wiki/Ancient_Egyptian_race_controversy
Vadoma: http://en.wikipedia.org/wiki/Vadoma
Frank M. Snowden: http://books.google.com.br/books/about/Before_Color_Prejudice.html?id=KWHMc-jNzlwC&redir_esc=y

Nenhum comentário:

Postar um comentário