quinta-feira, 6 de março de 2014

8. Que bicho é esse?

Durante a caçada dos Croods, Grug localiza com seu binóculo digital uma estranha ave cabeçuda de asas muito pequenas e grandes chifres que parecem os de um carneiro. 

Mas aves não têm chifres... então, afinal, que bicho é esse?


Extremamente agressivo, esse bicharoco ataca dando cabeçadas da mesma maneira que um carneiro. Coitado do Tunk.


Olhando para ele, concluímos que é uma ave, porque tem penas, asas e bico, correto?

Bom, na verdade esses fatores não caracterizam necessariamente uma ave.

Poderiam também caracterizar um dinossauro, já que toda ave é um dinossauro, mas nem todo dinossauro é uma ave.

Alguns dinos tinham penas e bico, e alguns tinham garras atrofiadas que deram origem às asas.

Ornitomimo, o imitador de aves
Se não fosse um dinossauro do tipo ave, nosso bicharoco estranho poderia ser um parente do prenocéfalo.

O prenocéfalo tinha um crânio reforçado que ele usava para atacar outros prenocéfalos e quem tentasse mexer com seus ovos, da mesma forma que um carneiro. Menos pelos ovos. Bom... ahn... deixa pra lá.

Prenocéfalo, o cabeça dura
Ele também tinha um bico. Mas não tinha asas e não tem cara de quem tinha penas.

Em compensação, ele tinha a cara do meu subtenente do tiro de guerra. Se o prenocéfalo fosse verde que nem o bicharoco, seria igualzinho ao subtenente, cara de um, focinho do outro, com capacete e tudo.

E falando em dinossauros e subtenentes, isso me lembra de que essa tática de atacar dando cabeçadas que nem um carneiro é uma das técnicas mais pré-históricas dos militares, o uso do aríete.

Ih, agora complicou, o que é um aríete?

Olha aí de novo um painel assírio mostrando um aríete high-tech daqueles tempos.
Aríete é uma antiga arma de guerra usada desde a Antiguidade até a Idade Média, quando canhões passaram a fazer esse trabalho.

O aríete era basicamente um tronco pesado com a ponta reforçada por uma peça de bronze, geralmente moldada na forma de uma cabeça de carneiro, e servia para arremeter contra muralhas e portões a fim de derrubá-los. Podia ser montado em um suporte móvel ou carregado por alças pelos guerreiros.


O nome aríete vem dessa cabeça de carneiro, aries em latim. Por isso também que o símbolo do melhor dos signos, Áries, é um carneiro.

Arianos Carneiros têm cabeça dura e são muito bons em dar cabeçadas e quebrar coisas. 

Carneiros são tão bons para isso que você nem precisa usar a cabeça toda, basta usar apenas seus chifres (dos carneiros, dos carneiros) como trompas para derrubar a muralha da cidade mais antiga da História, Jericó... assim diz o livro mais vendido do mundo.

Mesmo existindo o aríete, uma arma eficiente que qualquer barnabé poderia fazer e usar para derrubar uma muralha de pedras mal empilhadas, a estória contada foi que o pessoal recorreu ao toque de trompas e a uma arca mágica. Deu uma boa estória que até virou filme.


Quando você conta narrativas em volta de uma fogueira, dizer que as pedras caíram porque o povo deu voltas durante 6 dias em torno da muralha que foi derrubada na base do grito e da fé por ação divina impressiona bem mais do que dizer que eles precisaram esperar 6 dias pela chegada de um tronco capaz de fazer o serviço pesado.

E dizer que derrubaram a muralha na base da pura e simples porrada com um aríete não era conveniente, porque naquela época atrasada essa arma era tecnologia de ponta, segredo militar, você não sai por aí espalhando uma novidade que poderão usar contra você.

E também não deixa sobreviventes para dar outra versão da estória. Depois de derrubar a muralha, os hebreus massacraram todos os habitantes da cidade de Jericó a golpes de espada: homens, mulheres e crianças, e até os animais, bois, carneirinhos fofinhos e jumentos. Não sobrou nem um totó vivo na cidade por "vontade de Deus".

O bebezinho caído também foi morto.
Mas unindo o útil ao agradável, eles salvaram uma senhorita que trocava favores sexuais por dinheiro e respectiva mui digna família, e levaram toda a pilhagem de prata, ouro, joias, bronze e ferro da cidade para o tesouro do Senhor, sem ficar com nada para si. É o que está escrito na Bíblia em Josué, capítulo 6. 

Fizeram a mesma coisa com o povo midianita, pilhagem inclusa. Assassinaram todos os homens, meninos e mulheres não virgens, todos descendentes do Abraão, aquele dos prepúcios. Ô, família desunida. 

As 32.000 virgens que sobraram eles repartiram entre si, e a parte do dízimo de 10% (pleonasmo intencional) do botim que coube a Deus foi de 32 virgens. É, eu sei... ou eles eram muito ruins de conta, ou deram uma bela de uma engambelada no Senhor, ou então 32.000 é um número mais impressionante do que 320. Sabe como é, propaganda é a alma do negócio.
32 adolescentes e meninas para o sacerdote por graça do Senhor
Mas o fato é que o Todo Poderoso ainda não tinha planos para usar as 32 virgens e as disponibilizou para Eleazar, o sacerdote. Quando se é sacerdote, as oferendas não usadas por Deus caem do céu para você... tá na Bíblia em Números, capítulo 31.

Pois é, se é que esses eventos algum dia ocorreram da forma como foram descritos, porque até agora não foram encontradas evidências arqueológicas conclusivas, foram crimes bárbaros e desumanos alegadamente praticados contra povos bárbaros e desumanos. Mas como são os vencedores que escrevem a História, nunca saberemos a versão dos povos massacrados. Naquela época de civilização nascente, isso era prática rotineira entre as tribos primitivas. 

Se os reis e os sacerdotes diziam que massacrar todo mundo era a vontade divina, o povão descia o cacete na maior fé, sem pensar. Aliás, fazem isso até hoje.



O que me lembra de que fiz um desvio de proporções bíblicas e nosso assunto eram as cabeçadas do subtenente prenocéfalo: 

O fato é que ele não se parece em nada com o bicharoco verde dos Croods, então talvez tenhamos partido de uma premissa errada. Vamos recomeçar por outro ângulo:

Se alguns dinossauros tinham chifres e outras coisas esquisitas na cabeça, e as aves são o que sobrou dos dinossauros, será que em algum canto perdido do planeta não sobrou nenhuma ave com chifres?

Sobrou sim! Olha aí o calau do sudeste asiático. Tem um negócio que parece um segundo bico sobre a cabeça. Só que ele é pequeno, não é tão agressivo e não impressiona muito.


Tem também o casuar australiano (onde mais você acharia um bicho esquisito desses?)


O casuar é impressionante, uma das maiores aves; é a coisa mais próxima de um grande dinossauro que você verá perambulando por aí. Tem quase o tamanho do bicharoco verde. Ele possui uma única excrescência óssea na cabeça, como o prenocéfalo, mas um pouco mais elegante, digamos assim.

Ele é extremamente agressivo, mas não usa a cabeça para atacar. Em vez disso, ele chuta, salta e usa as enormes garras dos pés como punhais. Um velociraptor herbívoro que odeia cães.



E também tem a chifrudinha galinha de angola, que parece um casuarzinho. Mas essa não mete medo em ninguém. Essa verdadeira galinha pintadinha parece mais um bicho de pelúcia.


A menos que o Spielberg as usasse para filmar Jurassic Park... aí essas galinholas com 5 metros de altura seriam algo perturbadoras.

Então fechamos, o bicharoco dos Croods que é agressivo, bota ovos verdes iguais aos do casuar e ainda por cima tem chifres, é realmente uma ave.

Aí vem a pergunta:

Se existe o casuar, um animal de verdade, por que os desenhistas do filme inventaram bichos imaginários totalmente novos para o filme, criando uma paisagem pré-histórica fantasiosa e bagunçando a cabeça do pessoal, principalmente a criançada que está aprendendo sobre o mundo? Por que fugiram de representações realistas?


Ei, isso não é um casuar, é um dodó!
Por que não usaram o casuar, que é uma ave que os humanos realmente caçaram na pré-história e até pouco tempo atrás?

a) Porque é mais divertido
b) Por liberdade criativa
c) Porque a Sandy e o Tunk iam morrer antes do café da manhã
d) Porque assim se ganha mais dinheiro 
e) Todas as anteriores

A verdade é que o merchandising que acompanha as produções de Hollywood lucra com tudo e qualquer coisa relativa aos filmes, e uma das maiores fontes de renda é o licenciamento de lembranças, brinquedos e animais de pelúcia.

Se você faz o filme com animais existentes no mundo real, vai ter que pagar royalties para alguém que já está fazendo casuares de pelúcia.

Duvida?

Tem gente que faz dodó e até aardvark de pelúcia:


Você encontra pelúcia até de bicho que não existe (e em tamanho real!):


Nada de correr riscos. O planejamento começa muito antes do filme e os brinquedos já estavam sendo fabricados há tempos para acompanhar o lançamento. Olha lá embaixo o nosso bicharoco:


Então é isso, a lição que fica é:

Você que é estudante, não use filmes e outras fontes tendenciosas e não muito precisas como referência histórica ou científica. Se você precisar fazer um trabalho de pesquisa sobre História ou Pré-história, vá atrás de fontes confiáveis, comprovadas por pesquisadores sérios.

Na internet você encontra muita coisa publicada por pessoas sem o menor conhecimento nem a menor noção, muitas delas postadas por fanáticos delirantes, e se você não tiver uma base para poder avaliar a qualidade da informação, acabará sendo enrolado por quem quer te vender um boneco de plástico.

Ou um terreno no céu com felicidade eterna garantida após sua partida deste mundo, em troca de todo o dinheiro que você não vai precisar usar no Paraíso, pague agora sem desconto à vista ou em 10 vezes no cartão, com juros, também fazemos boleto bancário.

Eu jamais cairia nessa, nem compraria um boneco de pelúcia de um dos bichos inexistentes dos Croods.

Bom, talvez abrisse uma exceção para o Fofucho... afinal, eu adoro gatos. ;)

Um abraço,

Jeff

Créditos das imagens / Para saber mais:
Croods: DreamWorks Animation
                     http://pt.wikipedia.org/wiki/Ornitomimo
Jericó: http://www.bricktestament.com/joshua/massacre_of_jericho/jos06_01.html — ótima maneira de conhecer a Bíblia
            http://en.wikipedia.org/wiki/Wall_of_Jericho  
            Bíblia, Josué, capítulo 6
Midianitas: http://www.thebricktestament.com/the_wilderness/massacre_of_the_midianites/nm31_01p25_16p31_02.html
             Bíblia, Números, Capítulo 31
Calau: http://pt.wikipedia.org/wiki/Buceros_bicornis
Casuar: http://jornaldosbichos.blogspot.com.br/2010/08/casuar-ave-mais-perigosa-do-mundo-e.html
         http://mundoestranho.abril.com.br/materia/qual-e-a-ave-mais-perigosa-do-mundo
           http://pt.wikipedia.org/wiki/Casuar
Dodó: http://store.tapirback.com/stuffed-dodo-bird-long-f1701/
           http://pt.wikipedia.org/wiki/Dodó
            http://pt.wikipedia.org/wiki/Aardvark

Nenhum comentário:

Postar um comentário