domingo, 26 de outubro de 2014

15. O jardim do Éden

Com a perda da caverna, nossa família de heróis cavernícolas descobre que havia um novo mundo repleto de maravilhas ao seu alcance... um Paraíso inexplorado.


Sensação parecida com a que tiveram nossos primeiros antepassados africanos ao migrar das regiões desérticas do norte da África para o paraíso tropical que eram então o hoje deserto do Saara e o Oriente Médio.



Sim, hoje essas regiões são desérticas, mas há dezenas de milhares de anos a vegetação e a fauna por lá permitiam bons padrões de vida (para homens das cavernas).

Conhecendo a arte rupestre desses povos, é possível reconstituir toda a trajetória que liga os primeiros africanos às primeiras civilizações. 

Para quem pensava que os egípcios chegaram aqui em naves espaciais, lamento informar:



É, eles deixaram suas marcas nas cavernas antes de começar a construir pirâmides. Uns 5 mil anos antes de "o mundo ser criado" conforme o livro sagrado dos hebreus.

E quando começaram a construir pirâmides, foi na base da tentativa e erro. Nenhum ET veio ensinar como se faz. Eles foram errando e acertando a engenharia até chegar nas pirâmides clássicas que todo mundo conhece.


Pirâmides de Ka, Djoser e Snefru. 
As pirâmides "feias" não saem muito na mídia.  
Entre o mítico maravilhoso e a realidade, penso que a realidade é mais maravilhosa. 

Prefiro ficar somente com as evidências concretas descobertas pela Ciência e que podem ser comprovadas, elas estão espalhadas pelos museus do mundo todo.

Fatos:

Em tempos mais recentes, quando os caldeus migraram da Mesopotâmia (antiga Suméria) carregando com eles seus mitos, como o dilúvio universal e a árvore sagrada da criação, um desses locais com vegetação luxuriante próxima aos sumérios era uma região que existe até hoje chamada Aden. Ou de acordo com a pronúncia, Eden. Fica no Yemen, na península arábica.

E lá foi escolhido o cenário para os mitos que depois seriam eternizados e causariam confusão até hoje.


O arcanjo Miguel expulsando o demônio... ops... quer dizer... versão babilônica do deus-sol dos sumérios expulsando o monstro do caos do Paraíso
Os caldeus que migraram para a terra prometida e os hebreus no cativeiro tiveram acesso a essas representações míticas...
Os jardins de Aden eram famosos nos tempos dos sumérios, tão verdejantes e bonitos que os sumérios concluíram que ali seria o local que os deuses escolheram para a criação da humanidade. 

Aden era o lar de Adapa, personagem do mito sumério da Criação. 

Adapa era um pescador da primeira geração de homens, criada pelos deuses para os servir. Adapa armou um barraco com o deus do vento, quebrando suas asas, e foi chamado aos céus para dar explicações a An, o todo poderoso deus do céu

Logo na entrada foi tapeado por Enki, o deus-serpente senhor da terra, que o orientou enganosamente a comer determinada comida e não outra que lhe seria oferecida por An no paraíso. 


Enki e An.
Enki é um ser metade humano e metade serpente.
Ao recusar a comida que lhe daria a vida eterna e optar pela iguaria recomendada pela serpente enganadora, Adapa ofendeu a An e acabou expulso do Paraíso, fazendo com que a humanidade perdesse o direito à imortalidade.

Com o tempo e as migrações, e as mudanças de idioma, a lenda de Adapa virou a lenda de Adama, da mesma forma que os nomes evoluem e se transformam. Yeshua virou Iesous que virou Jesus, Juan virou João, etc., daí a origem de Adam, Adão. Que além de barro, também quer dizer Humanidade.

Pois é, mais um mito sumério levado pelos caldeus emigrados à terra prometida (que já tinha donos) e imortalizado no livro sagrado dos hebreus, causando uma confusão tremenda e servindo para muito sacerdote viver um vidão até hoje.

E que foi devidamente adaptado à nova condição:

Agora instalados em Jerusalém, os sábios sacerdotes declararam que Deus em pessoa botou o pé na lama e coletou o pó do local com suas próprias mãos para modelar Adão em massinha de barro... 

Ué, mas essa estória não tinha sido no Paraíso?

Pois é, nas escrituras Jerusalém passou a ser o local do Paraíso. Por coincidência, a capital do reino hebreu na época.



O local ficou tão sagrado que os fiéis de Maomé tomaram conta do lugar e construíram uma mesquita em cima do local onde o prepúcio do filho de Abraão foi cortado, vizinho ao local do templo erguido para guardar a arca que transportava Deus em pessoa e derrubou as muralhas de Jericó, templo que foi destruído pelos romanos que vieram, viram, venceram e adotaram a nova religião que eles ajudaram a criar quando crucificaram Jesus e expulsaram os hebreus, que acabaram voltando para a terra prometida, e agora ninguém mais se entende. 

A arte da política e do sacerdócio é complicar ao máximo para lucrar com a pilhagem e vender a salvação das almas a bom preço.

Crie um mundo fabuloso a ser temido e do qual somente você tem conhecimento dos meandros, venda o roteiro para que as almas não se percam pela eternidade no futuro, e viva no presente rodeado do ouro das oferendas, dádivas, dízimos, lucros das vendas de vidrinhos com água do rio Jordão, tijolinhos plásticos de 200 reais ou lencinhos bentos anti-radiação nuclear.


sacerdotes de Dagon, 2500 aC — papa, 2000 dC

Tem sido assim desde o começo da Humanidade, e não faltaram pessoas tentando dar algum sentido a todo esse caldo de culturas misturado em um único livro sagrado.

E como os homens são criativos (e outros são crédulos), explicações cada vez mais mirabolantes foram engendradas para explicar(?) as contradições. 

Nem todo mundo embarcou nessa canoa por má-fé; muita gente acreditou piamente nas coisas relatadas. E morreu maluca por causa disso. 

Ou ganhou muito dinheiro. 

Claro, depois de milhares de anos de confusão cimentada na cabeça das pessoas desde criancinhas, para se livrar dessa programação e obter entendimento é necessário ler vários livros e pesquisar várias fontes. 

Mas infelizmente algumas fontes complicam mais do que explicam.



Como dá mais trabalho encontrar e pesquisar boas fontes do que comprar e ler um único livrinho com todas as explicações, mesmo que não façam o menor sentido, ou ouvir um cara convincente de que sabe todas as respostas, a imensa maioria do pessoal se contenta em pagar 10% para um atravessador fazer a parte chata da coisa e entregar tudo mastigadinho.

Em pílulas semanais em contrapartida de doações espontâneas.

Fatos são pesquisáveis e comprováveis; dogmas servem para amedrontar e subjugar.

No século 19, quando a arrogância positivista e vitoriana que pensava tudo saber ditava que trens nunca poderiam viajar a mais de 40 km/h, porque os passageiros morreriam sufocados, e máquinas mais pesadas que o ar nunca sairiam do chão, muitas teorias explicadoras tentavam conciliar as tradições religiosas com as parcas evidências científicas de então.

Em uma época em que nada se sabia sobre o deslocamento das plataformas continentais, e julgava-se possível que continentes afundassem, aventou-se a possibilidade de continentes desaparecidos como os da Atlântida, Mu e Lemúria para explicar a similaridade de fósseis em locais separados por oceanos intransponíveis. 

Assim como alguns hoje levam a sério as manchetes sobre discos voadores, os vitorianos levaram a sério essas teorias, como se comprovadas fossem.

Uma das imagens que se fazia do mundo então incluía o continente perdido de Mu (supostamente existente em 70 mil aC):



Hoje sabemos que a realidade é bem diferente:



O fundo dos mares foi completamente mapeado por ecos de radar e perturbações da órbita dos satélites, a placa tectônica do Pacífico mergulha por baixo da placa da Ásia e causa terremotos no Japão, e não existe nenhum continente afundado lá embaixo.

Minha dica:

Leia, pesquise e tire suas conclusões. Saiba separar o joio (erva daninha) do trigo. 

Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará, já dizia o filho do homem.

Não se entregam pérolas aos porcos, porque eles as mastigarão e destruirão sem capacidade de apreciar sua beleza. 
Ahh... tá... ok, então.

Saiba identificar as pérolas de educação moral existentes nas obras filosóficas e livros sagrados, e filtre os relatos míticos herdados da ignorância de nossos antepassados usando como critério os livros científicos.

Se ambas expressam visões diferentes da verdade, Religião e Ciência não podem entrar em conflito. Se entram, uma das duas está errada.

Ah, importante:

Também saiba identificar o que é puro delírio e fantasia... 

O fato de um livro ser muito lido não atesta a sanidade do autor.  

Muito menos dos leitores.

Ou então, continue acreditando piamente, se você ainda não aprendeu a interpretar linguagem figurada e considere contra todas as evidências que o mundo tenha ao pé da letra apenas 6 mil anos e que a cena abaixo seja verdadeira. 


Eva brotando da costela do coitado do Adão... graças a Deus, foi cesárea e não parto natural.
Não quero tirar a fé de ninguém; se você tiver menos de doze anos, continue acreditando.

Se você tiver mais de doze, sugiro pesquisar um pouco mais e interpretar a passagem bíblica da expulsão do Paraíso como uma metáfora (descrição simbólica) sobre o processo civilizatório do homem.

Homem que, para poder conviver em sociedade, teve de abandonar sua natureza animal, foi obrigado a abandonar a caça e coleta, passando a trabalhar no pastoreio e agricultura, e teve necessidade de se vestir e construir cidades. Passou a ganhar a vida com o suor de seu trabalho e foi obrigado a tornar o sexo em algo controlado e não exposto ao público.

Depois desse salto em direção à civilização, nunca mais poderia retornar à vida simples dos animais irracionais — a partir do momento em que adquiriu o conhecimento, nunca mais poderia retornar àquele paraíso.

A propósito, taí uma confusão dos diabos [literalmente]: 

O que está escrito no livro (nas traduções mais próximas ao original), o grande pecado foi provar do fruto proibido do conhecimento, e não do sexo — se você tiver menos de doze anos, sexo é aquilo que a abelhinha faz com a flor. 

O pessoal esperto aproveitou essa interpretação dúbia para botar a molecada comportadinha, negociando a virgindade das filhas (ou o compromisso marital dos filhos, conforme a lei da oferta e procura de cada sociedade), evitando netos antes da hora para não ter que repartir os rebanhos e bens da família, alegando que essa era a vontade de Deus.



Ih, olha lá, um ser metade humano e metade serpente... onde já vi isso?
Fala sério, você acha mesmo que logo Ele, que criou o playground e botou toda a bicharada para procriar, ia proibir a brincadeira apenas para o homem e a mulher?

Por isso que tem aquela contradição, uma hora Ele amaldiçoa a Humanidade inteira por causa do sexo (o qual, segundo o livro, Ele mesmo inventou. E espalhou por todo o reino animal e vegetal), e depois manda o pessoal crescer e multiplicar na base do 1x1.

Diz o livro que as mulheres foram condenadas ao parto com dor por culpa da fraqueza de Eva. 


Não é moleza ser uma mamãe kiwi.
Mas o livro não explica o porquê de todas as fêmeas de mamíferos (e as fêmeas de kiwis) também serem condenadas ao parto dolorido.

Ou você acha que as fêmeas das hienas gostam de não ter abertura vaginal e dar à luz dez filhotes de cada vez, todos através do clitóris?

Não consegue imaginar?

Bem, é mais ou menos como um homem se tornar mãe pelas vias normais. Ui!

Um abraço, 

Jeff 

Créditos das imagens / Para saber mais:
Croods: Dreamworks Animation 
Saara: http://bibliotecasliticas.blogspot.com.br/2009/01/la-primera-biblioteca-que.html
Pré-egípcios: http://www.ankhonline.com/nubie_egypte/nubie_egypte_contexte_negro_africain.htm
Adapa: http://en.wikipedia.org/wiki/Adapa
           http://faculty.gordon.edu/hu/bi/ted_hildebrandt/OTeSources/01-Genesis/Text/Articles-Books/Andreasen_AdamAdapa_AUSS.pdf
Arcanjo Miguel: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Chaos_Monster_and_Sun_God.png
Jerusalém: http://edition.cnn.com/2014/10/30/world/meast/temple-mount/index.html?hpt=hp_t3
                 http://pt.wikipedia.org/wiki/Monte_do_Templo
Enki: http://en.wikipedia.org/wiki/Enki
An: http://pt.wikipedia.org/wiki/An

Mapa da Lemuria: www.readingthemaps.blogspot.co.nz
Mapa do fundo oceânico: http://mundogeo.com/blog/2014/10/06/satelite-cryosat-fornece-dados-para-mapa-do-relevo-oceanico/
Lemurianos: http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/Lemúria_teosófica
Visão medieval da Criação: http://thejesusquestion.org/2012/09/18/culture-is-gods-idea/
Kiwi: https://geophagus.wordpress.com/2009/07/27/the-kiwis-egg/
Hienas: http://www.bbc.com/earth/story/20141028-the-truth-about-spotted-hyenas

Nenhum comentário:

Postar um comentário