quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

5. Clichês de trogloditas

Os Croods são neandertais retratados de acordo com alguns clichês que Hollywood ajuda a perpetuar, como o andar de gorila e o jeitão bruto e abestalhado.



Mas de onde surgiu essa ideia de que os neandertais seriam tão primitivos?

Tudo começou na segunda metade do século XIX, 19 para os íntimos.

Charles Darwin (grande pesquisador) havia acabado de publicar sua teoria da evolução das espécies por meio da seleção natural, prevendo que seriam encontrados fósseis de ancestrais primitivos tanto de humanos quanto de primatas. 

A propósito, Darwin nunca afirmou que o homem descende do macaco; o que ele disse é que tanto um quanto outro descendem de animais anteriores, numa sequência de ascendentes desde a origem da vida.


Não é o mais forte da espécie que sobrevive, nem o mais inteligente que sobrevive. 
É aquele que é mais adaptável à mudança, disse Charles Darwin.
Esse processo é muito mal explicado e muito mal compreendido; ao longo destas postagens, voltarei a comentar e tentarei explicar de maneira bem simples como a evolução acontece.

Voltando aos neandertais:

O fato é que crânios e esqueletos completos de neandertais foram os primeiros a serem encontrados na Europa, então o povo de antanho pensou que eles seriam o tal elo perdido entre homens e animais, e o desconhecimento científico e principalmente a imprensa (sempre ela) da época difundiram a imagem que retratou os neandertais como algo mais próximo a um gorila que a um humano, e essa visão do neandertal permanece no imaginário até hoje. 

A imagem que se tinha dos neandertais há 150 anos era bem mais primitiva do que a mostrada no filme:
Se esse aí fosse o Grug, não quero nem imaginar como seria a Eep.
Mas o que fez com que chegássemos a uma imagem mais humana dos neandertais?

Pesquisa científica, pesquisa científica, pesquisa científica.

O que sabemos sobre esses nossos parentes vem dos restos encontrados principalmente em cavernas: ossos de animais caçados, armas de pedra (pontas de lança, facas e machados de pedra) e os próprios esqueletos.

Há relativamente muitos esqueletos porque eles viviam em cavernas e cavernas são visadas para escavações arqueológicas, são bons locais de preservação e, até onde se sabe, os neandertais foram os primeiros a enterrarem seus mortos com oferendas.



Como sabemos que eles usavam peles de animais como agasalhos?

Bom, não sabemos de fato. Peles de animais normalmente não se fossilizam, nunca foram encontrados seus vestígios. 

Mas os neandertais viveram no mundo todo, inclusive na Europa durante a Era do Gelo, e fazia mais frio do que em São Joaquim em junho, então é lógico supor que eles se protegiam com fogueiras (os vestígios foram encontrados) e também peles de animais, porque ferramentas de pedra lascada para raspar o couro eles possuíam.

Roupas tecidas de verdade são obra do Homo sapiens sapiens e só iriam aparecer dezenas de milhares de anos depois.

Mas nem todos concordam com essa visão: há quem pense que eles não precisavam usar peles de animais, porque já teriam sua própria proteção peluda.


Copyright: themandus.org
Impressionante, né? Bem apropriado para um "documentário" do His Store Channel.

Há um livro e um site na internet, themandus (eles e nós) apresentando a teoria de que os neandertais eram muito, muito primitivos, verdadeiras bestas-feras quase inteligentes, predadores de humanos. Bichos piores do que velociraptores.

Segundo a teoria desse pessoal, os neandertais seriam a origem dos mitos dos trolls e ogros, mitos universais, muito populares na Europa medieval. Aliás, habitantes do folclore local no mundo todo desde tempos imemoriais.  
Oni, um Shrek do folclore japonês
A argumentação é interessante, mas se baseia em uma evidência questionável, pelo menos no que tange aos neandertais.

Seu maior pecado é argumentar com base nas técnicas de reconstrução facial (que é algo científico e crível) e distorcer a técnica sobrepondo o perfil de um chimpanzé ao crânio de um neandertal.


Copyright: themandus.org

Ao primeiro olhar, a correspondência parece convincente. Entretanto, para ser coerente, precisaria também comparar o perfil do chimpanzé ao crânio de um chimpanzé — olha ele aí:

Nas imagens, os crânios estão todos horizontais, mas a postura do chimpanzé não é a postura de um neandertal ou humano, o crânio fica ligeiramente inclinado para baixo. 


Ou seja, para ter um perfil de chimpanzé, seria necessário um crânio focinhudo de chimpanzé, coisa que os neandertais não tinham.

A partir do momento em que você argumenta alterando o ângulo de um e de outro para forçar o encaixe do crânio de neandertal no perfil do chimpanzé, você joga fora a credibilidade da reconstrução facial.
Esse é um grande perigo em tempos de internet. Os fatos podem ser distorcidos e, se você não tiver um conhecimento básico para separar o joio do trigo, pode até acabar sendo convencido de que o homem nunca esteve na Lua.

(Esteve sim, a argumentação em contrário é de quem não tem noção do que está falando, e qualquer dia eu crio um blog somente para mostrar como a falta de conhecimento pode levar as pessoas a falar muita besteira. Mas até lá, alguém é capaz de enviar sondas para os locais de pouso na Lua e quero ver como vai ficar a cara de quem hoje despeja sua ignorância vociferando [falando como fera]).

O fato é que durante toda a história da evolução humana, os grupos que melhor se adaptaram às mudanças tiveram que conviver com outros que não primavam pela inteligência, apenas pela força bruta. Como Darwin inteligentemente observou, estes últimos não sobreviveram.

E isso pode ter moldado esse mito/memória em nossos cérebros.

Os neandertais certamente tentaram defender seu território da invasão dos humanos, como é típico entre predadores que dependem da caça — agricultores e pastores cooperam entre si para aumentar a produção, já os caçadores/coletores disputam os recursos de um território. 

Bicho-papão, Curupira, Abominável Homem das Neves (Yeti), Pé-grande (Sasquatch), todas essas entidades monstruosas que assombram (ou assombraram) as crianças podem ter sido inspiradas por esse contato agressivo com hominídeos mais primitivos. 

Quanto aos neandertais, houve tribos mais primitivas e outras mais atrasadas, como em todas as etapas da evolução humana, e certamente nas histórias contadas ao redor das fogueiras, os neandertais foram retratados como bestas-feras a serem temidas.


Habitantes da Índia, segundo o alemão Münster, começo dos anos 1600
O mesmo fenômeno ocorreu em tempos bem mais recentes com nossos nativos americanos, com os nativos africanos, com os nativos australianos, enfim com os nativos do mundo todo, quando os nativos europeus saíram a explorar o mundo (em todos os sentidos): todos os povos nativos do restante do mundo foram retratados como animais selvagens merecedores da extinção ou escravização, simplesmente porque defendiam a manutenção de suas terras e culturas contra o interesse dos conquistadores. 

Mas voltando mais uma vez ao neandertais (prometo que é a última): 

Para formar a imagem dos neandertais em seu estágio final, entre 100 mil e 30 mil anos, época em que teriam vivido os Croods, eu fico com a pureza da resposta das crianças opinião dos cientistas:



Os últimos neandertais eram quase tão evoluídos quanto os humanos, menos por alguns detalhes...

Que eu só contarei na postagem da semana que vem.

Um abraço,

Jeff

Créditos das imagens / Para saber mais:
Croods: DreamWorks Animation
Charles Darwin: http://pt.wikipedia.org/wiki/Charles_Darwin
Neandertal século XIX: http://sciblogs.co.nz/bioblog/2010/10/31/killer-neandertals-does-this-one-really-stack-up/
Comportamento: http://en.wikipedia.org/wiki/Neanderthal_behavior
                            http://www.scilogs.eu/en/blog/biology-of-religion/2009-10-17/the-burials-of-neanderthals-religion-evolved-at-least-two-times
Funeral: http://io9.com/yes-neanderthals-did-bury-their-dead-1484417899
Neandertal troll: http://www.themandus.org/what_they_looked_like.html
Trolls: http://pt.wikipedia.org/wiki/Troll
Ogros: http://en.wikipedia.org/wiki/Ogre  (em inglês, porque a página em português é pífia)
Ogro do Japão: http://en.wikipedia.org/wiki/Oni
Yeti: http://en.wikipedia.org/wiki/Yeti
Sasquatch: http://en.wikipedia.org/wiki/Bigfoot
Münster: http://www.columbia.edu/itc/mealac/pritchett/00generallinks/munster/india/aa_india.html
Crânio de chimpanzé: http://www.talkorigins.org/faqs/homs/chimp.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário