quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

6. Lar, doce lar?

A caverna é o centro da vida dos Croods, pelo menos na primeira parte do filme. Ela é sua moradia e abrigo contra as feras da noite, onde gerações e gerações deixaram suas marcas de mãos e as regras simples de sobrevivência pintadas nas paredes.



Só que não é bem assim.

Os neandertais e os hominídeos que vieram antes deles deixaram evidências de sua passagem por cavernas, como ferramentas de pedra, e ossos, mas até o momento não temos evidências de nenhum tipo de pintura nas rochas atribuíveis a eles.



A caverna com arte rupestre mais antiga encontrada na Europa até agora é a de El Castillo, na Espanha. As pinturas foram datadas por espectrometria em 40.000 anos e atribuídas por alguns pesquisadores aos neandertais; mas foram feitas realmente por eles?



40 mil anos coincide com a chegada à Europa dos humanos modernos vindos da África. E esse estilo de pintura em muitas outras cavernas está claramente associado aos humanos modernos.
Cueva de Las Manos, Argentina, 'apenas' 9.300 anos
Os poucos indícios que associam neandertais com qualquer tipo de ornamentação, seja pintura rupestre, sejam enfeites de ossos, são suspeitos de erro de interpretação por parte dos arqueólogos. 

Seja porque humanos modernos ocuparam as mesmas cavernas e enterraram seus mortos perto dos defuntos neandertais que eles não sabiam que estavam lá embaixo, seja porque os ornamentos feitos por nossos antepassados foram arrastados por chuvas e se misturaram aos ossos de seus predecessores, o fato é que neandertais não parecem ter sido capazes de fazer qualquer tipo de atividade daquilo que hoje entendemos por arte.


Usar as paredes da caverna para contar estórias, como fazia o Grug, estava fora do alcance intelectual de um neandertal, mas não dos humanos modernos. Além do corpo atarracado, das feições brutas e da enorme força e resistência ao frio, essa era a diferença fundamental entre nós e eles, sua falta de capacidade de raciocínio abstrato.


As cavernas de Altamira e Lascaux estão repletas de representações de animais desenhados por nossos ancestrais recém-chegados da África que mostram uma capacidade não apenas de representação, mas também de síntese da informações essenciais para a compreensão do que está representado. Quanto ao significado além da representação, o motivo de criar a representação, nada sabemos.



As pinturas mais recentes feitas por humanos modernos podiam ser totalmente abstratas, com figuras geométricas e fantásticas inexistentes na natureza. E capacidade de abstração é nossa marca registrada, é a que nos permite imaginar e criar nossa tecnologia e arte.


Caverna Chumash, Santa Barbara, Califórnia
Nossos primos primitivos usavam a caverna como abrigo, local para fabricação de ferramentas de pedra e aproveitamento dos restos animais, como peles, ossos e chifres. 

Já nossos ancestrais humanos partiram para a construção de aldeias e palafitas de madeira. Altamira e Lascaux não se destinavam à moradia. Ao que tudo indica, essas cavernas e muitas outras contendo arte rupestre se destinavam a práticas religiosas, outra manifestação da criatividade humana. 

Há uma teoria de que as cavernas decoradas seriam locais de ritos de iniciação dos jovens, que para ingressar no mundo adulto (e isso já lá pelos 7 ou 8 anos, que se morria cedo naquela época), teriam de entrar sozinhos no útero da mãe-natureza e entregar uma oferenda ao deus/deusa-animal aterrador que lá morava.



Consegue imaginar o que seria para uma criança entrar sozinha em uma caverna enorme, rastejando por passagens estreitas com uma lamparina fraquinha (uma concha com um pavio de fibra em gordura animal, que vela ainda não existia), sem saber o que viria após o próximo passo, e se deparar com algo inimaginável, completamente diferente do que existia no mundo lá fora, imagens aterradoras de animais que se moviam conforme a fonte de luz?

Você consegue imaginar o impacto emocional ao fim do percurso, quando essa criança se deparava com uma entidade com cabeça de urso ou outro animal e a entidade sagrada se manifestava diretamente a ela, a submetia a um ritual, dava-lhe um nome e fazia-a renascer agora como uma pessoa adulta para a vida na comunidade?

OK, não é uma cabeça de urso, mas dá uma ideia.
Ao final do evento a criança seria recebida com festa pelo restante da tribo. Seria um teste de coragem, uma jornada inesquecível, um marco da entrada na vida adulta, um baile de debutantes para o ráigui soçáite cavernícola. 

Segundo essa teoria, essa seria a religião original e primitiva da humanidade pré-histórica, e evidências dessa associação entre humanos e deuses representados por animais teriam deixado sua marca nas religiões mais antigas da história:



Para nós esse conceito de deuses com cabeças de animais parece absurdo, mas os egípcios os reverenciaram por milhares de anos. O mesmo tipo de culto foi encontrado entre os nativos europeus pagãos antes da dominação pelo império romano. E até hoje.

Cernuno, divindade celta
Essa teoria pode explicar o porquê.

E pode explicar também como nas cavernas teria surgido a associação entre xamãs/sacerdotes e guerreiros/reis que criaria impérios como o egípcio, sumério, persa, romano, espanhol, português e por aí vai.

Semana que vem eu explico como.

Um abraço,

Jeff

Créditos das imagens / Para saber mais:
Croods: DreamWorks Animation
Ferramentas líiticas: http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/quando_o_mar_salvou_a_humanidade.html
Artes neandertais: http://www.sciencedaily.com/releases/2010/10/101026131252.htm
Dataçãoarqueológica: http://pt.wikipedia.org/wiki/Datação_como_ferramenta_de_pesquisa#M.C3.A9todos_com_Radioatividade
El Castillo: http://ansa.it/scienza/notizie/rubriche/terrapoli/2012/06/15/pitture-rupestri-Europa-piu-antiche-40-000-anni_7042624.html
                 http://pt.wikipedia.org/wiki/Caverna_de_El_Castillo
Cueva de las Manos: http://es.wikipedia.org/wiki/Cueva_de_las_Manos
Lascaux: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lascaux
Altamira: http://pt.wikipedia.org/wiki/Caverna_de_Altamira
Chumash: http://en.wikipedia.org/wiki/Chumash_Painted_Cave_State_Historic_Park
Entidade com chifres: http://espelaion.blogspot.com.br/2012_03_01_archive.html
Suposta religião ancestral: http://atala.fr/2013/10/27/2-the-womb-of-the-shebear-the-matrix-of-the-universe-en/
Deuses egípcios: http://www.brasilescola.com/historiag/os-deuses-egipcios.htm
                         http://mariliacoltri.blogspot.com.br/2012/08/o-egito-antigo.html
Cernuno: http://mitographos.blogspot.com.br/2012/01/cernunnos.html
                http://pt.wikipedia.org/wiki/Cernuno

Nenhum comentário:

Postar um comentário